Bakthtin e o ensino de língua materna no Brasil: algumas perspectivas

Autores

  • Maria Inês Campos USP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2594-8962.70359

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar a infl uência da teoria bakhtiniana, em particular, o conceito do gênero de discurso, nos documentos ofi ciais do Ministério da Educação no Brasil dirigidos aos professores da rede pública e privada. A fi m de compreender essa presença tão importante de Bakhtin e o Círculo, serão recuperados alguns aspectos da recepção das obras que marcaram as orientações governamentais. O resultado será complementado com a análise de um capítulo de livro didático de língua materna para alunos do ensino médio que aborda o conceito do gênero no ensino da produção de textos argumentativos.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

Campos, M. I. (2016). Bakthtin e o ensino de língua materna no Brasil: algumas perspectivas. Revista Conexão Letras, 11(16). https://doi.org/10.22456/2594-8962.70359