v. 12 n. 18 (2017): A Análise do Discurso

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A Análise do Discurso constitui-se como área de investigação em um espaço heterogêneo, o que se manifesta não somente nas linhas teóricas e metodológicas que conduzem os trabalhos incluídos neste número da Revista Conexão Letras, mas também através dos temas abordados e dos corpora estudados.
Como resultado da Chamada a fim de participar deste número da Revista, obtivemos como resposta um conjunto de artigos que estabelecem entre si um diálogo frutífero implícito, mesmo quando alguns acentuam a reflexão sobre aspectos teóricos e, outros, os achados de análises de discursividades específicas.
Os textos selecionados estão atravessados pela diversidade de linhas teóricas em que se sustentam, como a Escola Francesa de Análise do Discurso, a Análise do Discurso Social, a Análise Crítica do Discurso, a Retórica e os estudos sobre a Teoria da Argumentação. Conceitos como interdiscurso, interpelação, memória discursiva, lugares de enunciação, comunidade discursiva, heteroglossia, hegemonia ou discurso dominante colocam no centro da cena o interesse por questionamentos em torno da produção social do sentido e contribuem para pensar sobre o funcionamento ideológico da linguagem.
Junto com a multiplicidade de enfoques epistemológicos, destacamos a variedade de problemáticas abordadas, particularmente em relação com a história recente, a imigração e a identidade, tanto de gênero como cultural, nacional e política. Encontramos também pluralidade nos tipos de corpora analisados: oral e escrito, midiático, político, entrevistas e materiais de arquivos.
Para além da heterogeneidade manifestada entre os diferentes artigos que compõem o presente número da Conexão Letras, a discussão entre eles está garantida por duas premissas compartilhadas de modo subjacente: a necessidade de considerar as condições materiais na análise da linguagem e o caráter intrinsicamente simbólico da construção da realidade social. Pontos de encontro que propiciam o debate e a crítica, sempre indispensáveis para a produção do conhecimento.

Publicado: 2018-01-05