Apresentação

Alejandro Raiter, Ana Zandwais, Maria Alejandra Vitale

Resumo


A Análise do Discurso constitui-se como área de investigação em um espaço heterogêneo, o que se manifesta não somente nas linhas teóricas e metodológicas que conduzem os trabalhos incluídos neste número da Revista Conexão Letras, mas também através dos temas abordados e dos corpora estudados.
Como resultado da Chamada a fim de participar deste número da Revista, obtivemos como resposta um conjunto de artigos que estabelecem entre si um diálogo frutífero implícito, mesmo quando alguns acentuam a reflexão sobre aspectos teóricos e, outros, os achados de análises de discursividades específicas.
Os textos selecionados estão atravessados pela diversidade de linhas teóricas em que se sustentam, como a Escola Francesa de Análise do Discurso, a Análise do Discurso Social, a Análise Crítica do Discurso, a Retórica e os estudos sobre a Teoria da Argumentação. Conceitos como interdiscurso, interpelação, memória discursiva, lugares de enunciação, comunidade discursiva, heteroglossia, hegemonia ou discurso dominante colocam no centro da cena o interesse por questionamentos em torno da produção social do sentido e contribuem para pensar sobre o funcionamento ideológico da linguagem.
Junto com a multiplicidade de enfoques epistemológicos, destacamos a variedade de problemáticas abordadas, particularmente em relação com a história recente, a imigração e a identidade, tanto de gênero como cultural, nacional e política. Encontramos também pluralidade nos tipos de corpora analisados: oral e escrito, midiático, político, entrevistas e materiais de arquivos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2594-8962.79452

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Conexão Letras - Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Letras

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia

CEP: 91540-000

www.seer.ufrgs.br/conexaoletras

E-mail de contato: revistaconexao.letras@gmail.com