ESSE DIA LONGO QUE PERSISTE EM NÃO ACABAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2594-8962.117267

Resumo

O ensaio discorre sobre o par memória/esquecimento no curta-metragem Apelo, de Clara Ianni e Débora Maria da Silva, uma das fundadoras do Movimento Mães de Maio. A partir de elementos da técnica cinematográfica (movimentação de câmera, montagem, enquadramento), do trabalho político da artista sobre a forma (linhas, quadros e seriações) e do texto do manifesto, este estudo atravessa três tensões que estruturam essa obra de arte: o passado e o presente, o monumento e o esquecimento, o dever de lembrar e o caráter trágico da repetição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales de Medeiros Ribeiro, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP)

Doutor em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-Unicamp). Pós-doutoradondo na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), sob a supervisão da Profa. Dra. Lucília Maria Abrahão e Sousa.Vice-líder do grupo de pesquisa PsiPoliS (Psicanálise, Política, Significante). Membro do grupo “Discurso e memória: movimentos do sujeito” e do laboratório El@dis.

Karine de Medeiros Ribeiro

Doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-Unicamp). Participa dos seguintes grupos de pesquisa: PsiPoliS, Mulheres em Discurso e CoLHIBri.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

de Medeiros Ribeiro, T., & de Medeiros Ribeiro, K. (2021). ESSE DIA LONGO QUE PERSISTE EM NÃO ACABAR. Revista Conexão Letras, 16(26). https://doi.org/10.22456/2594-8962.117267