EXCLUSÃO EM (DIS)CURSO NOS DIZERES DE MULHERES COM TRANSTORNO POR USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2594-8962.117242

Resumo

Propomos, neste artigo, interpretar como a exclusão manifesta no dizeres de mulheres em situação de transtorno por uso de substâncias psicoativas. Para a problematização, partimos da descrição e interpretação de três recortes enunciativos de textos escritos pelos sujeitos de pesquisa, destacando as marcas discursivas sobre a exclusão a partir da noção de enunciado para traçar uma rede de memória discursiva. Nesse sentido, articulamos a perspectiva discursivo-desconstrutiva (CORACINI, 2007) ao olhar teórico-metodológico da arqueogenealogia (FOUCAULT, 1979; 2009). Pelo viés arqueológico, notamos rastros do discurso da salvação – possibilitado pela Formação Discursiva cristã – e do discurso da proibição – traçado pela materialidade das reticências e dos parênteses. Discursos que ativam, via genealogia, saberes emergentes como os procedimentos discursivos do cuidado de si e da preservação da autoimagem para a desestruturação da família enquanto base. Desta forma, a família se torna uma instituição que corrobora à exclusão, marcada pelo que interpretamos como hostipitalidade, uma vez que produz efeitos de verdade sobre as mulheres que usam substâncias psicoativas.

Palavras-chave: Discurso. Mulheres. Substâncias psicoativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e doutoranda pela mesma universidade, com atuação na área de Análise do Discurso alinhada à visão decolonial sobre a relação entre o feminino e as drogas.

Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrado em Linguística Aplicada pela PUC-SP (1995), Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Araraquara (2003) e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria José Coracini, com bolsa do CNPq (2012). Atualmente é professora permanente Associado/Pesquisador Sênior (voluntário) no PPGLETRAS e PROFLETRAS–Rede Nacional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

da Silva, A. R., & Nascimento, C. A. G. de S. (2021). EXCLUSÃO EM (DIS)CURSO NOS DIZERES DE MULHERES COM TRANSTORNO POR USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. Revista Conexão Letras, 16(26). https://doi.org/10.22456/2594-8962.117242