SISTEMA PRISIONAL E AUTOBIOGRAFIA: DOIS OLHARES (UM QUE PASSA E UM QUE FICA) SOBRE O CARANDIRU
DOI:
https://doi.org/10.22456/2594-8962.115983Resumo
Este trabalho se debruça sobre duas autobiografias relacionadas à extinta Casa de Detenção de SP, popularmente conhecida como Carandiru, quais sejam: Memórias de um Sobrevivente (2001), de Luiz Alberto Mendes, e Estação Carandiru (1999), de Drauzio Varella. O título do trabalho alude à condição, em detalhe entre parênteses, às circunstâncias de ambos os enunciadores, um que passa pelo espaço voluntariamente, na posição de médico, outro que fica, sob termos que fogem à sua vontade, na condição de apenado. Nessa ordem, Varella relata, sob sua visão de médico, o que presenciou nos dez anos em que conviveu com a massa carcerária da Casa de Detenção entre 1989 e 1999; Mendes, como escritor autodidata que passa por um processo de formação leitora enquanto cumpria sua pena de mais de cem anos, testemunha sobre sua vivência de habitante do Carandiru na década de 1970. A base teórica se articula com os estudos sobre autobiografia, de Lejeune (2014;2004), associados a termos conceituais de Ricoeur (2007), sobre a memória, e de Bakhtin (2016) sobre a natureza do enunciado. Nas distinções entre ambas as vozes, um ponto comum, como espaço heterotópico (FOUCAULT, 2001) o Carandiru, é focalizado, em um mesmo cenário de violências e violações