Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Cena em Movimento, periódico eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS, abre-se como espaço de publicação privilegiado à produção intelectual dos discentes de pós-graduação vinculados a programas ou linhas de pesquisa, consagrados ao estudo das artes cênicas. A revista acolhe ainda a produção da iniciação científica orientada por docentes da pós-graduação. Dessa forma, o PPGAC/UFRGS busca contribuir para maior difusão da produção de pesquisa realizada no âmbito das instituições de ensino do país, registrando os esforços de capacitação de novos pesquisadores e a expansão da massa crítica da área de artes cênicas.

 

Políticas de Seção

Editorial

Editores
  • Mônica Dantas
  • Revista Cena PPGAC
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Editores
  • Mônica Dantas
  • Revista Cena PPGAC
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Periodicidade

Anual

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Como funciona o processo de submissão de arquivos do SEER

* As submissões deverão ser feitas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas mediante cadastro de usuário/autor. Ao cadastrar o perfil no sistema, informar por extenso os dados solicitados, evitando o uso de siglas. Sugere-se que o texto usado como breve biografia corresponda ao de apresentação do Currículo Lattes. Guardar login e senha de acesso para acompanhamento do processo editorial (a identificação principal do usuário junto ao sistema é reconhecida pelo endereço de e-mail, que evita cadastros duplicados).

* Ao encaminhar o artigo pelo sistema da revista, o autor deverá está estar cadastrado e logado. Os seguintes dados/arquivos serão solicitados ao longo do processo de submissão: nome(s) completo do(s) autor (es) e respectivas filiação institucional, e-mail e resumo de biografia (sugere-se texto de apresentação do Currículo Lattes); título, resumo e palavras-chave da submissão em português e inglês; arquivo digital com o texto e imagens inseridas; documentos suplementares (imagens ou áudio).

* As imagens digitais – fotos, gráficos e tabelas –, além de estarem inseridas no texto (doc ou rtf) deverão ser encaminhadas como documentos suplementares em formato JPG com resolução de 150 dpi. Arquivos de áudio ou imagens em movimento também devem ser encaminhados como documentos suplementares. As legendas ou títulos devem acompanhar as imagens inseridas no corpo do texto conforme instruções contidas no modelo de arquivo.

Todo texto encaminhado para a revista passa por quatro estágios determinados pela estrutura do próprio Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER – adotado pela comissão editorial.

Aguardando designação:

Ao serem submetidos, os artigos ficam nesse estágio. A partir de uma primeira avaliação da comissão editorial relativa à política editorial da revista – disponível no menu principal [sobre] – o texto passa para o processo de avaliação.

Em fila para avaliação

Nessa etapa, os textos submetidos passam pela retirada dos dados de identificação dos autores e são encaminhados aos pareceristas. Os textos permanecem nesse estágio até o aceite final (ou recusa). Portanto, em caso de solicitação de reformulação e encaminhamento para nova avaliação bem como correções obrigatórias, o artigo mantém esse status.

Em edição

Etapa em que o texto está aprovado em versão final e vai para revisão de texto e posteriormente layout para publicação.

Os detalhes do texto são acessíveis também em três modos principais que permitem a troca de informações/arquivos entre autor e comissão editorial ao longo do processo: Resumo onde estão acessíveis os dados sobre o artigo (metadados) encaminhados no processo de submissão, bem como o arquivo original.

Avaliação

É possível verificar o arquivo que foi para os avaliadores, as decisões editoriais, e verificar o registro dos e-mails trocados entre comissão editorial e autor. Arquivos que receberam indicação de reformulação pelos pareceristas são reencaminhados nessa seção.

Edição

Acompanhamento da revisão de texto e layout das contribuições aprovadas.

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão com todos os itens listados a seguir. Serão devolvidas aos autores as submissões que não estiverem de acordo com as normas.

1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

2. Estou ciente das diretrizes para submissão e os arquivos digitais que serão encaminhados estão formatados segundo o modelo disponível aos autores (o tamanho limite do arquivo principal é 2MB).