AS FORÇAS DO FIGURAL OU ALGUMAS CATEGORIAS DE ANÁLISE PARA DRAMATURGIAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Nayara Macedo Barbosa de Brito Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.95990

Resumo

A personagem dramática, conforme forjada pela tra- dição aristotélico-hegeliana, enfrentou um processo de decomposição e posterior recomposição, sob no- vas bases e nomenclaturas, ao longo do século XX. Nesse sentido, propomo-nos a investigar a pertinên- cia da concepção de figura desenvolvida por Gilles Deleuze (1981) a partir da análise da obra do pintor anglo-irlandês Francis Bacon e enquanto desenvol- vimento teórico da noção homônima elaborada por Jean-François Lyotard (1979) para a análise de um recorte das dramaturgias moderna e contemporâ- nea. Para tanto, realizamos o cotejamento de alguns exemplos dessas dramaturgias e suas concretiza- ções cênicas com as pinturas baconeanas, organi- zando nossa discussão a partir de algumas catego- rias analíticas levantadas por Deleuze em seu estudo.

 

Palavras-chave

 

Figura. Figural. Dramaturgia Moderna. Dramaturgia Contemporânea. Francis Bacon.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Macedo Barbosa de Brito, Universidade Federal da Bahia

Professora temporária do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, também da Universidade Federal da Bahia.

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia e Licencianda em Teatro pela mesma instituição.

Mestra pelo  Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

E Bacharela em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.

Downloads

Publicado

2020-03-31

Como Citar

Brito, N. M. B. de. (2020). AS FORÇAS DO FIGURAL OU ALGUMAS CATEGORIAS DE ANÁLISE PARA DRAMATURGIAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS. Cena, (30), 73–85. https://doi.org/10.22456/2236-3254.95990