"NÃO HÁ NINGUÉM": VIOLÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS E LUGARES DE FALA NA CENA PERFORMÁTICA

Autores

  • Mateus Junior Fazzioni Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). http://orcid.org/0000-0001-6457-655X
  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Diego de Medeiros Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.92684

Palavras-chave:

Processo colaborativo, Criação em ciclos, Cena performática, Discurso poético,

Resumo

O presente texto trata das ações artísticas realizadas no projeto “Violências contemporâneas e Criação em Ciclos: investigações de processos Colaborativos”, do Grupo de Pesquisa Laboratório de Criação - LACRI (CNPq/UFSM). Unindo professores e estudantes de teatro, o projeto propunha a criação, em modo colaborativo, de um acontecimento cênico a partir da temática “violências”. Dos laboratórios semanais, em que se investigava a estratégia de criação Cycles Repère, emergiu o trabalho “Não há ninguém” (2018). As reflexões que seguem intentam discutir, à luz das teorias sobre a cena performática, a construção de um discurso poético permeado de cotidianidade, das violências camufladas e institucionalizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Junior Fazzioni, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Graduando de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (GETIs/CNPq), durante os anos de 2017 e 2018. Pesquisador do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Ator; Performer.  

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM).

 

Diego de Medeiros Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Prof. Dr. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Líder do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (GETIs/CNPq) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Ator, dançarino e encenador teatral. 

 

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

Fazzioni, M. J., Berselli, M., & Pereira, D. de M. (2019). "NÃO HÁ NINGUÉM": VIOLÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS E LUGARES DE FALA NA CENA PERFORMÁTICA. Cena, (29), 78–89. https://doi.org/10.22456/2236-3254.92684