O ATOR-TELA, FERRAMENTA DE DIÁLOGO E DE CRIAÇÃO

Autores

  • Ludovic Fouquet Université Laval/Quebec, Canadá

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.81899

Palavras-chave:

Vídeo, Cena, Corpo-tela.

Resumo

No campo da vídeo-cena, múltiplos são os suportes de recepção ou difusão da imagem e, desde a década de 1950, quando das famosas explorações de Josef Svoboda, a materialidade da tela conheceu distintos empregos. Este artigo aborda em especial a situação do corpo-tela, um corpo que recebe a imagem, um corpo-tela percebido como um corpo mediador. Adota-se, como objeto de análise, espetáculos ou performances de artistas europeus ou norte-americanos, bem como experiências pessoais realizadas em ateliês, nas quais pode-se perceber que a projeção sobre o corpo ou parte dele vem modificá-lo e perturbar a leitura realizada a seu respeito.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludovic Fouquet, Université Laval/Quebec, Canadá

Ludovic Fouquet é ator, diretor e artista visual. Com a Companhia Songes Mécanique (Blois-France), criou espetáculos  multimídia e performances de imagem que questionam a relação do corpo com a imagem. Seu doutorado teve como tema a utilização da tecnologia na obra de Robert Lepage, publicada sob o título de Robert Lepage, l’horizon en image, pela Ed. L’instant même, em 2005. Também publicou The Visual Laboratory of Robert Lepage, TalonBooks, 2015) e prepara um volume da coleção Mettre en scène, pela Actes Sud, sobre Robert Lepage. Dirige ateliês videocênicos na Université Laval, na UQAM, na Paris 3, na Paris 10 e em outras escolas de artes, circo e conservatórios. 

Downloads

Publicado

2018-05-08

Como Citar

Fouquet, L. (2018). O ATOR-TELA, FERRAMENTA DE DIÁLOGO E DE CRIAÇÃO. Cena, (25), 20–24. https://doi.org/10.22456/2236-3254.81899

Edição

Seção

Artigos