O MIMO CORPÓREO DE ÉTIENNE DECROUX E A BUSCA DA EXPRESSIVIDADE SEGUNDO A PERSPECTIVA DE ARTIFICIALIDADE GROTOWSKIANA

Autores

  • Leela (Sirlei) Alaniz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.72761

Palavras-chave:

Mimo Corpóreo, Linhagem Artificial, Teatro Tradicional Asiático, Jerzy Grotowski, Étienne Decroux

Resumo

De acordo com Jerzy Grotowski: “Nós podemos realmente analisar cada fenômeno ritual ou teatral, observando em cada um a predominância daquilo que é orgânico e daquilo que é artificial.” Grotowski define sua própria pesquisa do trabalho do ator como uma pesquisa orgânica. Paralelamente ele define o teatro oriental, sobretudo a Ópera de Pequim, o Teatro Nô japonês e o Kathakali do sul da Índia como abordagens artificiais, considerando que cada uma dessas formas nasce de um modelo estruturado, e não da busca dos impulsos internos do ator.

O Mimo Corpóreo de Étienne Decroux parece se encaixar na linhagem artificial, além de outras características, tanto pela exigência de um longo período de treinamento técnico junto a um mestre ou professor, como pela ausência de engajamento emocional que o ator deve manter em relação à ação.

É possível que o trabalho desenvolvido por Decroux seja classificado como parte da linhagem artificial, tal como definida por Grotowski, à qual ele inclui as formas de teatro tradicional asiático?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leela (Sirlei) Alaniz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Artes Cênicas na Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris 3. Diretora artística da companhia francesa Pas de Dieux. Pós doutoranda do PNPD/PPGAC/UFRGS.

www.pasdedieux.com

Downloads

Publicado

2017-11-23

Como Citar

Alaniz, L. (Sirlei). (2017). O MIMO CORPÓREO DE ÉTIENNE DECROUX E A BUSCA DA EXPRESSIVIDADE SEGUNDO A PERSPECTIVA DE ARTIFICIALIDADE GROTOWSKIANA. Cena, (23), 194–204. https://doi.org/10.22456/2236-3254.72761