O TREINAMENTO COMO TRAMPOLIM - ENTREVISTA COM CARLOS SIMIONI

Autores

  • Marcelo Marques Teixeira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Cláudia Müller Sachs UFRGS Professora Adjunto do Departamento de Arte Dramática

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.70140

Palavras-chave:

Treinamento do Ator, LUME, Simioni, Antropologia Teatral

Resumo

De maneira informal e descontraída, Carlos Simioni compartilha sua experiência e seu profundo conhecimento da arte do ator num bate-papo que nos aproxima desse importante momento da história do teatro e da atuação no Brasil. Simioni nos conta como iniciou o treinamento e a criação do LUME nos anos 80 e como todas essas técnicas vêm evoluindo até hoje. Visita sua experiência com Luis Otávio Burnier, com a Mímesis Corpórea, com o Clown e com o seu treinamento pessoal, incluindo técnicas como a Dança dos Ventos, o Samurai, e outras mais recentes como o Portal e as Camadas. Esta entrevista foi realizada e transcrita por Marcelo Teixeira em 29/08/2016 em Parati-RJ a pedido de Cláudia Sachs, que preparou uma série de perguntas para organizar e direcionar a conversa com Simioni.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Marques Teixeira, Universidade Federal de Ouro Preto

Formado pelo IFPB em Técnico Mecânica; Graduado em Licenciatura em Teatro pela UFPB e mestrando em Teatro pela UFOP. Por dois anos contribuiu com o grupo de pesquisa: Aspectos-Cênicos Dramatúrgicos, sob a orientação do Prof. Dr. Erlon Cherque Pinto e, posteriormente, participou do grupo de pesquisa Teatro Tradição e Contemporaneidade na linha de pesquisa Ator e Cena, sob a orientação da Prof.ª Dra. Paula Coelho, no qual foi PIVIC em 2013. Neste mesmo ano, foi premiado como Jovem Pesquisador pelo XXI Encontro de Iniciação Cientifica - ENIC/2013, consequentemente, foi convidado para participar da 66ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - 66ª SBPC. Foi um dos fundadores e pesquisadores do NUPTA (Núcleo de Pesquisa do Trabalho do Ator), participou também do grupo de teatro Gota, da Cia. Ensaio de Dança-Teatro e atualmente é ator-pesquisador do Grupo Graxa de Teatro. Em sua trajetória ele viveu algumas experiências junto com alguns grupos que o inspira em seu trabalho artístico, como: LUME Teatro (com Raquel Hirson e Jesser de Souza), Amok Teatro (com Stephane Brodt), Odin Teatret (com Roberta Carreri), Barracão Teatro (Tiche Viana e Esio Magalhãoes) Piolin (Luiz Carlos Vasconcelos) e o Cia Teatro Balangan (Maria Thais).  

Atualmente participa do APA – Ateliê de Pesquisa do Ator - em Paraty-RJ (com a mediação de Carlos Simini e Stephane Brodt) simultaneamente às atividades do mestrado em Ouro Preto na UFOP em Minas Gerais.   

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Teixeira, M. M., & Sachs, C. M. (2016). O TREINAMENTO COMO TRAMPOLIM - ENTREVISTA COM CARLOS SIMIONI. Cena, (21), 126–142. https://doi.org/10.22456/2236-3254.70140

Edição

Seção

Entrevistas