ZARRILLI COM AÇAÍ: TREINAMENTO PSICOFÍSICO COM ARTES MARCIAIS E MEDITATIVAS ASIATICAS NUM PEDACINHO DO NORTE DO BRASIL

Autores

  • Edson Fernando Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.67504

Palavras-chave:

Interculturalismo, Ficção, Teoria, Treinamento

Resumo

Este artigo tem como matriz de investigação o treinamento psicofísico com artes marciais e meditativas, sistematizado por Phillip B. Zarrili. A abordagem proposta se desenvolve por meio de “escrita criativa”, procedimento metodológico apregoado e defendido por Sylvie Fortin, voltado ao desenvolvimento de narrativas que recorrem ao uso imbricado entre teoria e ficção para analisar dados coletados de uma pesquisa. Desse modo, a narrativa contextualiza a trajetória de Zarrili na tradição do treinamento psicofísico para atuantes do ocidente, reconstituindo ficcionalmente o percurso que vai desde os tempos de sua prática esportiva na universidade, sua iniciação ao mundo das artes marciais e meditativas em Kerela, na Índia, até sua adesão ao programa de treinamento psicofísico, desenvolvido por Adolf Clarence Scott, na Universidade de Wisconsin-Madison. Em seguida, a narrativa prossegue apresentando Cesário Augusto Pimentel como o discípulo de Zarrilli que garante a chegada deste legado ao norte do Brasil por meio da fundação do GITA – Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante, ocorrida no ano de 2008, na cidade de Belém do Pará. A abordagem intercultural é assegurada pelo olhar nortista de quem narra os fatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Fernando Silva, Universidade Federal do Pará

Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Ciencia das Artes. Doutorando pelo DINTER UFMG / UFPA.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Silva, E. F. (2016). ZARRILLI COM AÇAÍ: TREINAMENTO PSICOFÍSICO COM ARTES MARCIAIS E MEDITATIVAS ASIATICAS NUM PEDACINHO DO NORTE DO BRASIL. Cena, (21), 75–88. https://doi.org/10.22456/2236-3254.67504

Edição

Seção

Artigos