O CONTATO NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ATOR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE RELAÇÕES ENTRE STANISLAVSKI, GROTOWSKI E BOAL E O CONTATO IMPROVISAÇÃO

Autores

  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Marta Isaacsson Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.67501

Palavras-chave:

Contato, Ator, Processo de Criação, Contato Improvisação

Resumo

O presente artigo traça um estudo interdisciplinar entre teatro e dança, tendo por ponto de discussão a questão do contato do ator e do bailarino consigo mesmo, com o espaço e com o parceiro. Inicialmente, identifica a importância do “contato” no jogo cênico do ator no contexto dos estudos de três importantes pesquisadores artistas do teatro: Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski e Augusto Boal. A seguir, apresenta o Contato Improvisação concebido por Steve Paxton e traça um paralelo entre as competências técnicas envolvidas no exercício do contato dentro dessa prática com a exigência de contato no trabalho do ator, apresentada pelos estudiosos do teatro. Desta forma, o estudo afirma o interesse pela prática do Contato Improvisação como meio formativo e também de base de processos de criação teatrais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Assistente no Curso de Teatro da Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha Processos de Criação Cênica. Atriz.

Marta Isaacsson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua no ensino da graduação e pós-graduação de Artes Cênicas. Doutora em Estudos Teatrais - Université Sorbonne Nouvelle Paris III. Pesquisadora CNPq.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Berselli, M., & Isaacsson, M. (2016). O CONTATO NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ATOR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE RELAÇÕES ENTRE STANISLAVSKI, GROTOWSKI E BOAL E O CONTATO IMPROVISAÇÃO. Cena, (21), 22–36. https://doi.org/10.22456/2236-3254.67501

Edição

Seção

Artigos