PRÁTICAS DE OCUPAÇÃO PELO TEATRO EM PORTO ALEGRE: REFLEXÕES SOBRE CINCO GRUPOS

Autores

  • Cecília Lauritzen Jácome Campos Universidade Regional do Cariri - URCA, Crato/CE, Brasil
  • Vera Lucia Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.61202

Palavras-chave:

Teatro, Cidade, Porto Alegre, Ocupação, Teatro de grupo

Resumo

Com base na atuação e no histórico dos grupos “Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz”, “Falos e Stercus”, “Depósito de Teatro”, “Usina do Trabalho do Ator” e “Povo da Rua”, este artigo traça um panorama dos principais momentos em que as manifestações teatrais de rua se fizeram marcantes na cidade de Porto Alegre. Nesse apanhado, são mencionados também outros grupos cujas trajetórias foram relevantes para a história do teatro brasileiro e gaúcho, bem como aqueles surgidos recentemente, responsáveis por renovações das formas estéticas da rua e pela exploração de novos espaços, ou antigos espaços a partir de novas formas, que merecem ser contextualizados. Através de tal apanhado histórico, possibilita-se refletir sobre as motivações, os desafios e as relações estabelecidas pelo teatro na sua ocupação da cidade, expressando as afinidades e diferenças que norteiam as práticas dos grupos estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Lauritzen Jácome Campos, Universidade Regional do Cariri - URCA, Crato/CE, Brasil

Professora da Universidade Regional do Cariri - URCA, Crato/CE, Brasil. Doutora em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Participa do coletivo Mapas e Hipertextos.

Vera Lucia Bertoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel e Licenciada em Artes Cênicas pela UFRGS. Professora Associada e pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e ao Departamento de Arte Dramática (DAD) do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Campos, C. L. J., & dos Santos, V. L. B. (2018). PRÁTICAS DE OCUPAÇÃO PELO TEATRO EM PORTO ALEGRE: REFLEXÕES SOBRE CINCO GRUPOS. Cena, (26), 53–66. https://doi.org/10.22456/2236-3254.61202

Edição

Seção

Artigos