ENTREVISTA COM DOROTHEE SCHACKOW, DIRETORA CULTURAL DA “TANZHAUS-NRW” EM DÜSSELDORF, ALEMANHA.

Autores

  • Marcelo de Maio Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.54013

Palavras-chave:

Dança. Gestão da dança. Tanzhaus NRW.

Resumo

Entrevista realizada em 30 de dezembro de 2014 em Düsseldorf, Alemanha, com Dorethee Schackow. Dorothee é diretora cultural da “Tanzhaus-NRW”, traduzido para o português como “a casa da dança da região da Renânia do Norte-Vestfália”. Ela é a responsável, já há 35 anos, pelo planejamento de cursos, a organização de workshops e cinco Festivais internacionais de dança. Instituída no ano de 1977, “das Tanzhaus NRW” é reconhecida como um dos maiores centros da dança da Europa, possuindo 4.000 metros quadrados, contando com 2 palcos, 8 salas de aula, uma oferta semanal de 200 cursos de dança à comunidade, 80 professores, um restaurante e “foyer” para eventos culturais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Maio Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Expecialização em Treinamento Físico e Desportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (1996) e doutorado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2007). Marcelo se especializou em Dança/Teatro e Esporte e Gestão Ambiental pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha. Professor das disciplinas de Dança e Ginástica na Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2006-2010). Entre os anos de 1989-2010 atuou como professor de dança no Cologne Dance Center Koeln/Alemanha e Tanz-Haus NRW Duesseldorf/Alemanha. Ministrou diversos workshops e coreografou espetaculos de dança em diferentes países europeus. Atualmente é professor Adjunto nível 01 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) junto ao Colegiado de Educação Física com as seguintes funções: Professor das disciplinas de Dança, Ginástica e Esporte e Gestão ambiental, coordenador do Núcleo Temático (Educação, Cultura e Movimento), responsável pela linha temática "Cultura do Movimento e Meio Ambiente" e pelo convênio firmado entre o CEFIS/UNIVASF e o Instituto de Esporte e Meio Ambiente da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha (Deutsche Sporthochschule Koln), cordenar o projeto de Extenção Universitária: Pilates e o Idoso- Contribuições para o equilibrio corporal, coedenador do GEPELMA-Grupo de Pesquisa e Estudo em Lazer e Meio Ambiente e, GEDAGIN-Grupo de Estudo em Dança e Ginástica, ambos credenciados ao CNPq. Professor convidado do Programa Master em Dança (V.I.E.W.) da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha.

Downloads

Publicado

2015-09-27

Como Citar

Nascimento, M. de M. (2015). ENTREVISTA COM DOROTHEE SCHACKOW, DIRETORA CULTURAL DA “TANZHAUS-NRW” EM DÜSSELDORF, ALEMANHA. Cena, (17). https://doi.org/10.22456/2236-3254.54013

Edição

Seção

Entrevistas