DESEJOS DE MEMÓRIA: PROCEDIMENTOS DE RECRIAÇÃO DE COREOGRAFIAS DE EVA SCHUL

Autores

  • Mônica Dantas UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.28264

Palavras-chave:

Recriação coreográfica. Memória da dança contemporânea. Eva Schul.

Resumo

Apesar do aperfeiçoamento das formas de registro e veiculação dos produtos coreográficos em diferentes mídias e das possibilidades de se fazer dança em outros suportes para além do corpo, pensamos que o ato de dançar é ainda uma das melhores maneiras de celebrar a dança e sua memória. Neste artigo, temos por objetivo refletir sobre os procedimentos de recriação utilizados no Projeto Dar carne à memória, realizado em Porto Alegre em 2010 e que teve por propósito tornar disponível uma parte do repertório de dança contemporânea criado no sul do Brasil, através da recriação de coreografias de Eva Schul de diferentes períodos. Quais foram os procedimentos recorrentes? Qual foi o papel da coreógrafa, dos bailarinos, dos demais colaboradores nesse processo? Como nos posicionamos em relação ao binômios autenticidade/interpretação e reconstrução/recriação? Respondendo a essas questões, esperamos contribuir para traçar estratégias para criação e manutenção  de repertórios de dança contemporânea e, ao mesmo tempo, continuar a celebrar a memória da dança contemporânea em Porto Alegre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Dantas, UFRGS

Professora Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFRGS. Doutora em estudos e práticas artísticas (UQAM/Canadá).

Downloads

Publicado

2012-10-30

Como Citar

Dantas, M. (2012). DESEJOS DE MEMÓRIA: PROCEDIMENTOS DE RECRIAÇÃO DE COREOGRAFIAS DE EVA SCHUL. Cena, (11). https://doi.org/10.22456/2236-3254.28264

Edição

Seção

Artigos