COM QUANTOS PASSOS SE FAZ UM CAMINHO? - UM OLHAR SOBRE AS METODOLOGIAS DE PESQUISA DE/EM DANÇA DO LABORARTE/UNICAMP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.111068

Resumo

O presente ensaio almeja contribuir para as discussões relativas à produção do conhecimento em dança e em educação a partir de reflexões acerca do modus operandi do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação/Laborarte, grupo de pesquisa vinculado à Faculdade de Educação da Unicamp. Para isso, apresenta e analisa algumas pesquisas de Doutorado que foram desenvolvidas sob minha orientação, descrevendo o percurso entre o projeto inicial de doutoramento e os passos dados até a tese defendida. Como recorte, foram destacadas as seguintes teses - “Gente em cena: fragmentos e memórias da dança em Goiás” de Valéria Maria Chaves Figueiredo (2007), “Uma vida em dança: movimentos e percursos de Denise Stutz” de Lilian Freitas Vilela (2010) e “De como cadeiras se movem: escrevendo meu movimento, movimentando minha escrita, uma experiência A/R/Tográfica em dança” de Scheila Maçaneiro (2013)- que trouxeram contribuições pontuais relativas às metodologias de pesquisa de/em dança e promoveram uma (auto) formação das artistas-pesquisadoras-docentes.

 

Palavras-chave

Pesquisa de/em dança. Metodologia de Pesquisa. Formação em Dança. Artista-pesquisador-docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Strazzacappa

Marcia Strazzacappa é professora aposentada da Faculdade de Educação da Unicamp e professora visitante sênior do Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional/Prof-Artes/UFPB. Membro do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação/Laborarte. Livre Docente (Unicamp), Doutora em Arte (Universidade de Paris/França). Mestre em Educação (Unicamp). Graduada em Pedagogia (Unicamp) e em Dança (Unicamp). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

Strazzacappa, M. (2021). COM QUANTOS PASSOS SE FAZ UM CAMINHO? - UM OLHAR SOBRE AS METODOLOGIAS DE PESQUISA DE/EM DANÇA DO LABORARTE/UNICAMP. Cena, (34), 10–20. https://doi.org/10.22456/2236-3254.111068