REFLEXÕES COTIDIANAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: SOBRE EDUCAÇÃO, DEMOCRACIAS E DESIGUALDADES SOCIAS, QUE LIÇÕES APRENDEREMOS COM A PANDEMIA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.110566

Resumo

O presente ensaio visa refletir sobre as formas de ensino remoto e os impactos ocasionados pela Covid-19 durante o período letivo de 2020.1.  Pretende-se propor um debate acerca das condições dadas aos alunos e professores para o cumprimento do calendário acadêmico. Assim como diversos setores da nossa sociedade, o sistema educacional brasileiro se viu obrigado a se reinventar diante do cenário atual da pandemia que afeta o mundo todo. Para o desenvolvimento da nossa reflexão, apresentamos as especificidades de três grupos alunos, de diferentes instituições, com perfis sócio-econômicos diversificado, e com acessibilidades virtuais limitadas. Pretende-se mostrar ao longo desse ensaio as desigualdades sociais que pandemia trouxe para superfície e como ela atinge diretamente alunos e professores. O primeiro grupo são alunos do curso de Moda e Modelagem do Vestuário do Instituto Federal de Goiás (IFG) onde nossa observação se deu a partir das aulas práticas de elaboração de peças históricas do vestuário. No segundo grupo estão alunos da Faculdade de Dança Angel Vianna – RJ (EFAV) a partir das aulas de visualidades da cena e o processo criativo para figurino de dança. E no terceiro grupo são alunos do laboratório de criação (figurino de cena) que ocorreu na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Em todas as instituições, as observações surgem do olhar e da prática docente entre abril e dezembro de 2020.

 

Palavras-chave

Ensino Remoto. Aprendizado. Desigualdade Social. Inclusão Digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Aparecida Costa, UNIRIO

Professora universitária de Visualidades da Cena e História do Vestuário

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

Costa, C. A. (2021). REFLEXÕES COTIDIANAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: SOBRE EDUCAÇÃO, DEMOCRACIAS E DESIGUALDADES SOCIAS, QUE LIÇÕES APRENDEREMOS COM A PANDEMIA?. Cena, (34), 196–203. https://doi.org/10.22456/2236-3254.110566