Notícias

Chamada para dossiê da Revista Cena – UFRGS: Quadrienal de Praga: Espaço e Desenho da Cena

 

A chamada para este dossiê dirige-se a pesquisadores nacionais e internacionais que se dedicam ao evento em diferentes aspectos, sejam históricos, conceituais, artísticos, identitários ou outros, dando-se ênfase à 14ª edição da Quadrienal de Praga: Espaço e Desenho da Cena, de 2019. São propostos para este dossiê alguns temas:

 - Apresentação geral sobre a Quadrienal de Praga em 2019, considerando órgãos e instituições de promoção, realização e fomento, curadorias e temática de 2019, relações entre curadoria geral e curadorias dos países participantes, relevância do evento em âmbito mundial.

- Aspectos históricos da Quadrienal de Praga, de seu surgimento, diferentes períodos, ampliação de temáticas e conceitos, especialmente no que se refere à cenografia.

- Aspectos históricos da participação do Brasil e suas premiações desde o surgimento do evento mundial e seus personagens nacionais, incluindo 2019.

- Apresentação e reflexões sobre as diversas seções, mostras e atividades que compuseram a Quadrienal de 2019.

- Reflexões sobre conceitos, ênfases e tendências presentes em discussões e fóruns da programação da Quadrienal de 2019.

- A relação da Quadrienal com a cidade de Praga: a utilização e diálogos de espaços e ações em ambientes públicos urbanos, locais utilizados em exposições e eventos.

- Relações políticas, econômicas, logísticas e representativas da organização e curadoria brasileira na Quadrienal.

- Estudos sobre o design expositivo do Brasil na Quadrienal em 2019 ou em edições anteriores.

- A participação de estudantes, escolas e locais de formação em estudos cenográficos/ design cênico no Brasil: Mostra de Estudantes, curadorias, produções expositivas em 2019 ou edições anteriores.

- As ações pedagógicas realizadas na Quadrienal de Praga, em 2019, e reflexões com edições anteriores.

- Estudos de caso de espetáculos e projetos nacionais premiados em diferentes edições da Quadrienal, ressaltando a repercussão mundial destas representações nacionais.

- Estudos sobre a Mostra de Arquitetura da Quadrienal e repercussões nacionais e internacionais.

- Desenvolvimentos tecnológicos apresentados na Quadrienal de 2019.

- Estudos sobre personalidades homenageadas na Quadrienal de 2019, personalidades em evidência em razão de sua produção artística em exposições, exibição de documentários ou premiados em 2019.

- Estudos comparativos de projetos expográficos dentre os estandes das mostras, em especial da Mostra Países e Regiões.

- Identidade visual, projetos gráficos e projetos expositivos: desafios conceituais e práticos, a importância da afirmação identitária brasileira em panorama mundial.

- Análises que privilegiem as atividades e a participação  latinoamericana e africana na Quadrienal de Praga.

- Alargamento de conceitos, design cênico em campo expandido e relações com diversas expressões artísticas e comerciais.

- Resenhas de livros lançados durante à 14ª Quadrienal de Praga.

O dossiê tem organização do prof. Dr. Ismael Scheffler (UTFPR), prof. Dr. José Sávio Oliveira de Araújo (PPGARC – CENOTEC - UFRN) e profa. Dra. Rosane Muniz (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo), proposto pelo GT Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras da Cena, da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE ).

A Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFRGS receberá, até o dia 30 de agosto de 2019, artigos para a edição 30 do periódico eletrônico. Além de textos para essa editoria, são aceitos artigos de temáticas variadas. As demais colaborações podem ser enviadas em qualquer data. Publicamos também entrevistas, ensaios, resenhas. O envio de todas as submissões deverá ser feito através da plataforma eletrônica  http://seer.ufrgs.br/cena

 

 
Publicado: 2019-07-28 Mais...
 
1 a 1 de 1 itens