A ESCOLA E O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM A TERMINOLOGIA

Viviane Marques Barel, Cleci Regina Bevilacqua, Ana Eliza Pereira Bocorny

Resumo


Alunos de ensino básico encontram, muitas vezes, dificuldades no entendimento de termos que fazem parte do repertório escolar e que estão presentes nos materiais utilizados em diferentes disciplinas. Percebe-se que, em geral, não há um trabalho específico no sentido de identificar tais dificuldades e de permitir que os estudantes acessem, compreendam e utilizem, efetivamente, essa linguagem tão pontual e concisa. Pensando nessa questão e enfocando alguns  princípios da  Terminologia, o artigo apresenta relatos de projetos escolares que propõem estratégias e recursos que possam servir de apoio a conteúdos especializados trabalhados em sala de aula. Os projetos relatados envolvem, principalmente, a reflexão, a reconstrução de conceitos e a ampliação da competência linguística dos estudantes. 



Palavras-chave


ensino básico, projetos escolares, conhecimento especializado, Terminologia.

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DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.93315



Direitos autorais 2019 Viviane Marques Barel, Cleci Regina Bevilacqua, Ana Eliza Pereira Bocorny

 

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