O FENÔMENO PUZZLE-PUDDLE-PICKLE NA PERSPECTIVA DO MODELO DOS EXEMPLARES

Autores

  • Maria de Fátima de Almeida Baia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Paloma Maraísa Oliveira Carmo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.93302

Palavras-chave:

Puzzle-Puddle-Pickle, Sistemas Adaptativos Complexos, Modelo dos exemplares

Resumo

Neste estudo, apresentamos e discutimos o paradigma dos Sistemas Adaptativos Complexos (THELEN; SMITH, 1994; LARSEN-FREEMAN, 1997) com o modelo dos Exemplares (BYBEE, 2001, 2016)como uma abordagem alternativa para explicar o fenômeno puzzle-puddle-pickle (PPP), caracterizado por contextos em que a criança se mostra capaz de produzir determinado segmento, mas falha em outro. Para isso analisamos tokens de uma criança que desenvolve o português brasileiro entre 1 a 2 anos. Após análise dos dados, mostramos que se trata de um fenômeno de baixa frequência e que não tem relação com templates operantes, i.e rotinas articulatórias iniciais. Por essa razão, o modelo multirepresentacional dos Exemplares, que leva em consideração aspectos de diferentes componentes linguísticos e extralinguísticos, apresenta vantagens na sua abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima de Almeida Baia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Docente na UESB no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e Programa de pós-graduação em Linguística, anteriormente professora substituta na UNESP de Assis (2012-2013). É doutora (2013), mestre (2008) e bacharel (2006) em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio sanduíche na University of York (Reino Unido). No momento, faz especialização em Musicoterapia na FAC de Salvador. Atua principalmente nas seguintes áreas: fonologia, morfofonologia, desenvolvimento de língua materna, desenvolvimento de língua estrangeira, Musicoterapia, música para estimulação de fala (a)típica e psicolinguística, português como língua estrangeira (PLE) e estudos de Armênio. Coordena o GEDEF (Grupo de Estudos de Desenvolvimento Fonológico) na UESB e desenvolve pesquisa sobre desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas, não gêmeas e bilíngues (adultos e crianças)

Paloma Maraísa Oliveira Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Letras- Português pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) (2018) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela UESB (2018). Integra o Grupo de Estudos de Psicolinguística e Desenvolvimento Fonológico (GEPDEF). Atua nas áreas: aquisição e desenvolvimento de linguagem típico, fonologia.

Referências

ALTOM, M. W.; MEDIN, D. L.; MURPHY, T. D. Given versus induced category representations: use of prototype and exemplar information in classification. Journal of experimental psychology: learning, memory and cognition. v. 10, n 3. Illinois. 1984. p. 333352

BOD, R.; COCHRAN, D. Introduction to ExemplarBased Models of Language Acquisition. In: Workshop Proceedings, 2007, p.46

BRUMDEPAULA, M. R.; FERREIRAGONÇALVES, G. Léxico & gramática: uma relação de causa e efeito? Letras de Hoje, Porto Alegre, v.43, n 3, 2008, p.6980.

BYBEE, J.; CACOULLOS, Torres. Phonological and Grammatical Variation in Exemplar Models. Studies in Hispanic and Lusophone Linguistics, v.1 New Mexico. 2008, p.399413

BYBEE, J. Phonology and Language Use. Cambridge University Press, 2001.

_________ Phonological evidence for exemplar storage of multiword sequences. Studies in Second Language Acquisition, 24(2), 2002, p.215221.

_________ Usage-based grammar and second language acquisition. In: ROBINSON, P.; ELLIS, N. C. Handbook of cognitive linguistics and second language acquisition. New York: Routledge, 2008, p. 216-236.

____________.Usagebased theory and exemplar representations of constructions.Thomas Hoffman. The Oxford Handbook of Construction Grammar, 2013, p.4969

_____________Língua, uso e cognição. Tradução de Maria Angélica Furtado da Cunha. São Paulo: Cortez, 2016.

CRISTÓFARO-SILVA, Thaís. Descartando fonema: a representação mental na fonologia de uso. Minas Gerais. Editora Universitária, 2003. p. 200231

CRISTÓFAROSILVA, T.; OLIVEIRAGUIMARÃES. A aquisição de africadas alveopalatais: contribuições teóricas e metodológicas. In: FERREIRAGONÇALVES, G.; BRUMdePAULA, M. R.; KESKESOARES, M. (Orgs.) Estudos em Aquisição fonológica. Pelotas: Editora e Gráfica UniversitáriaUFPel, 2011. p.3146.

DE BOT, Kess. et alA Dynamic Systems Theory approach to second language acquisition. Bilingualism: Language and Cognition. Groningen. 2007, p 721.

DINNSEN, D. A. O'CONNOR, K. M.; GIERUT, J. A. The puzzle−puddle−pickle problem and the Duke−of−the−York gambit in acquisition. Journal of Linguistics, vol. 37, n. 3, 2001.

GERKEN, L. Language development. Arizona: Plural Publishing, 2008.

JAKOBSON, Roman. Child language, aphasia and phonological universals. Paris: Mouton, 1972 [1941

LAMPRECHT et al. Aquisição fonológica do português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: Artmed , 2004

LANGACKER, R. W. A Dynamic UsageBased Model. In: BARLOW, M. ; KEMMER, S. (Org) UsageBased Model of Language. Stanford: Califórnia. 2000.

LARSENFREEMAN, D .Chaos/Complexity Science and second language acquisition. Applied Linguistics, vol. 18, n 2. Oxford, 1997, p. 141165.

MACKEN, M. A. The child’s lexical representation: the ‘puzzle-puddle-pickle’ evidence. Journal of Linguistics, 16, 2008 [1980], p. 1-7.

MATLIN, M. Psicologia Cognitiva. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

OLIVEIRAGUIMARÃES, D. M. L. Percurso de construção da fonologia pela criança: uma abordagem dinâmica. Tese (Doutorado em Linguística). Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

SMITH, M. The exemplar View. In: __________ Categories and Concepts. Cambridge. Harvard Press, 1981, p.143161

SMITH, N. The acquisition of Phonology. Cambridge: Cambridge University Press, 1963.

SCHWINDT, L. C. Teoria da Otimidade e fonologia. In: BISOL, L. Introdução aos estudos de fonologia do português brasileiro. 5ª ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2010. p. 236-258

THELEN, E.; SMITH, L. B. A Dynamic Systems Approach to the Development of Cognition and Action. Cambridge, MA: MIT Press, 1994

VIGÁRIO, M., S. FROTA & F. MARTINS A frequência que conta na aquisição da fonologia: types ou tokens. In Ana Maria Brito, Fátima Silva, João Veloso & Alexandra Fiéis (orgs.) XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Porto: Associação Portuguesa de Linguística, 2010, 749- 767.

VIHMAN, M. M. Variable paths to early word production. Journal of Phonetics, 21. 1993, p.6182

VIHMAN, M.; CROFT, W. Phonological development toward a “radical” templatic phonology. Linguistics, 2007. p.683−725.

WIETHAN, F. M. et al. O paradigma conexionista aplicado às pesquisas em linguagem. Cefac, 14(5), 2012, p. 984991.

Downloads

Publicado

2019-10-29

Como Citar

BAIA, M. de F. de A.; CARMO, P. M. O. O FENÔMENO PUZZLE-PUDDLE-PICKLE NA PERSPECTIVA DO MODELO DOS EXEMPLARES. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 59, p. 125–148, 2019. DOI: 10.22456/2236-6385.93302. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/93302. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos