PESQUISA EM ENSINO DE TEXTO NA ESCOLA: AS QUALIDADES DISCURSIVAS NO EXERCÍCIO DA PRODUÇÃO E DA ANÁLISE DE TEXTOS

Autores

  • Daniela Favero Netto Universidade Federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação (CAp-UFRGS)
  • Adauto Locatelli Taufer Universidade Federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação (CAp-UFRGS)
  • Amelia Biesek Lovatto Instituto de Letras - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.92865

Palavras-chave:

Relato pessoal, Produção textual, Educação Básica.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que investigou por que o aluno da Educação Básica busca escrever sobre o que está distante quando há o que dizer sobre o que só ele pode contar. Para tanto, oferecemos uma disciplina a alunos do Ensino Médio de uma escola pública em caráter eletivo. Os textos seguiram a proposta de Guedes (2009), que utiliza qualidades discursivas no exercício da produção e da análise textuais. A metodologia de pesquisa utilizada é a pesquisa-ação. A análise aponta que uma disciplina eletiva é insuficiente para resultados relevantes à construção da subjetividade; porém foi possível assinalar aspectos importantes relacionados à produção guiada pelas qualidades discursivas e pela leitura pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Favero Netto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação (CAp-UFRGS)

Licenciada em Letras pela UFRGS (2004). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, na linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística (2006). Doutora em Letras, na área de Estudos da Linguagem, Linguística Aplicada, também pela UFRGS (2017). Professora de Língua Portuguesa e de Literatura do Colégio de Aplicação da UFRGS desde 2011. Pesquisa, principalmente, sobre ensino e aprendizagem de escrita na Educação Básica.

Adauto Locatelli Taufer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação (CAp-UFRGS)

Licenciado em Letras pela UNISINOS (2004). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, em Letras em Estudos de Literaturas Brasileira, Luso-Africanas e Portuguesa (2007). Doutor em Letras em Estudos de Literaturas Brasileira, Luso-Africanas e Portuguesa também pela UFRGS (2011).  Professor de Língua Portuguesa e de Literatura do Colégio de Aplicação da UFRGS desde 2011. Pesquisa, principalmente, sobre os seguintes temas: produção de curtas-metragens, produção de texto, literatura brasileira contemporânea, cinema.

Amelia Biesek Lovatto, Instituto de Letras - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Letras pela UFRGS. Quando graduanda, pesquisou sobre ensino-aprendizagem da escrita na área de Linguística Aplicada (com bolsa do CNPq). Ministrou disciplinas eletivas de leitura e produção textual para o terceiro ano do Ensino Médio no Colégio de Aplicação da UFRGS em 2017. Atualmente é mestranda na área de Estudos da Linguagem, Linguística Aplicada, na UFRGS.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

DUFOUR, D.-R. Os mistérios da trindade. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2000.

ENDRUWEIT, M. L.; NUNES, P. A. O ensino da escrita visto pela ótica enunciativa:

é possível ensinar uma ausência? Calidoscópio, v. 11, n. 2, p. 204-213, maio/ago. 2013.

ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: AMGH, 2010.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

GUEDES, P. C. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola, 2009.

NETTO, Daniela Favero. Ensino-aprendizagem de textos argumentativos: formulando e reformulando práticas de sala de aula na educação básica. 2017. 146 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017a.

NETTO, Daniela Favero. Produção textual: formulando e reformulando práticas de sala de aula. Jundiaí: Paco Editorial, 2017b.

TAUFER, Adauto Locatelli. Narrativas enjauladas: literariedade, testemunho e vivência – escrita confessional, processos de ficcionalização e modos de inserção do sujeito no discurso. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 5. ed. São Paulo: Autores Associados, 1992.

Downloads

Publicado

2019-10-29

Como Citar

FAVERO NETTO, D.; LOCATELLI TAUFER, A.; BIESEK LOVATTO, A. PESQUISA EM ENSINO DE TEXTO NA ESCOLA: AS QUALIDADES DISCURSIVAS NO EXERCÍCIO DA PRODUÇÃO E DA ANÁLISE DE TEXTOS. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 59, p. 291–306, 2019. DOI: 10.22456/2236-6385.92865. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/92865. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos