A NORMA DO AMOR: RELACIONAMENTO E ORDEM SOCIAL EM MACHADO DE ASSIS

Autores

  • Nathalia Pinto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.91911

Palavras-chave:

Machado de Assis, Conto, Relações amorosas, Ordem social.

Resumo

Importantes estudiosos da obra de Machado de Assis trabalharam atentamente a perspectiva sócio-histórica de sua prosa. Desde a vida privada até a pública, figuram em seus romances e contos os vícios velados da burguesia brasileira que se queria europeizada. No presente artigo, pretendemos mostrar como as relações amorosas, entendidas também como relações sociais, são trabalhadas em três contos do autor, “Capítulo dos chapéus” e “Noite de Almirante”, de Histórias sem data (1884), e “O diplomático”, de Várias histórias (1896). Esses contos têm relações amorosas ou sentimentais em seu centro que são atravessadas pelo dado social: neles está o retrato do casal burguês, do casal pobre, menos comprometido com o código burguês, e o valor social do matrimônio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Graduada em Letras - Francês e Mestra em Letras - Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda em Estudos Literários pela mesma instituição; tem como interesse de pesquisa a literatura contemporânea e a canção brasileiras, bem como suas interfaces e a produção cultural nordestina nesses segmentos, como evidenciam seu Trabalho de Conclusão de Curso (BELCHIOR E ANTÔNIO TORRES: DUAS EXPRESSÕES DA MESMA REALIDADE) e sua Dissertação de Mestrado (CANTANDO HISTÓRIAS: A NARRATIVIDADE DA CANÇÃO POPULAR NA TRILOGIA DE ANTÔNIO TORRES). Faz parte do projeto Cancioneiros, grupo que realiza palestras, saraus e atividades pedagógicas e artísticas em escolas, faculdades, feiras e eventos, tendo como base o trabalho com a canção popular brasileira, abordada a partir de diversos temas, enfoques e diálogos possíveis.

Referências

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Contos reunidos. Porto Alegre: Pradense, 2008.

BOSI, Alfredo. A máscara e a fenda. In: __ Machado de Assis: antologia e estudos. São Paulo: Ática, 1982. p. 437- 457.

CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis historiador. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

COSTA, Jurandir Freire. Ordem médica e norma familiar. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

GLEDSON, John. Por um novo Machado de Assis: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SCHWARZ, Roberto. O sentido histórico da crueldade em Machado de Assis. In: __ As ideias fora do lugar: ensaios selecionados. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras 2014. p.65-80.

_________________. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. São Paulo: Duas cidades; Ed.34, 2000.

Downloads

Publicado

2019-10-15

Como Citar

PINTO, N. A NORMA DO AMOR: RELACIONAMENTO E ORDEM SOCIAL EM MACHADO DE ASSIS. Cadernos do IL, [S. l.], n. 58, p. 121–133, 2019. DOI: 10.22456/2236-6385.91911. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/91911. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários