O ENSINO DOS NOMES DE LUGARES SOB A ÓTICA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DE UM SOFTWARE TOPONIMICO

Autores

  • Rodrigo Vieira do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Karylleila dos Santos Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.83700

Palavras-chave:

Nomes de Lugares, Inovação Pedagógica, Software Toponímico.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo discutir os princípios da inovação pedagógica sob o viés onomástico. A proposta do trabalho vincula-se ao estudo da toponímia aplicada ao ensino e consiste em identificar os nomes de lugares à luz da prática pedagógica interdisciplinar e inovadora, analisando as contribuições dos estudos toponímicos ao ensino básico. Este estudo visa, ainda, a apresentação preliminar do Software Toponímico do Tocantins, discutindo o conceito de inovação pedagógica. Para realizar esta discussão, utilizaremos como subsídios teórico-metodológicos os trabalhos de Dick (1990, 1999 e 204) e Andrade (2010, 2012, 2014), no campo da Toponímia, e os estudos de Saviani (1995) e Correia (1989), no que diz respeito às discussões da inovação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Vieira do Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Atualmente é Doutorando pelo PPGL UFT

Karylleila dos Santos Andrade, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Doutora em Linguística, professora associada do Curso de Teatro e do Programa Pós-Graduação em Letras - Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Estado do Tocantins (UFT).

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

DO NASCIMENTO, R. V.; ANDRADE, K. dos S. O ENSINO DOS NOMES DE LUGARES SOB A ÓTICA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DE UM SOFTWARE TOPONIMICO. Cadernos do IL, [S. l.], n. 56, p. 197–212, 2018. DOI: 10.22456/2236-6385.83700. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83700. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos