O ENSINO DOS NOMES DE LUGARES SOB A ÓTICA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DE UM SOFTWARE TOPONIMICO

Rodrigo Vieira do Nascimento, Karylleila dos Santos Andrade

Resumo


Este ensaio tem como objetivo discutir os princípios da inovação pedagógica sob o viés onomástico. A proposta do trabalho vincula-se ao estudo da toponímia aplicada ao ensino e consiste em identificar os nomes de lugares à luz da prática pedagógica interdisciplinar e inovadora, analisando as contribuições dos estudos toponímicos ao ensino básico. Este estudo visa, ainda, a apresentação preliminar do Software Toponímico do Tocantins, discutindo o conceito de inovação pedagógica. Para realizar esta discussão, utilizaremos como subsídios teórico-metodológicos os trabalhos de Dick (1990, 1999 e 204) e Andrade (2010, 2012, 2014), no campo da Toponímia, e os estudos de Saviani (1995) e Correia (1989), no que diz respeito às discussões da inovação pedagógica.


Palavras-chave


Nomes de Lugares; Inovação Pedagógica; Software Toponímico.

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DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.83700



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