REVISÃO E REESCRITA DO GÊNERO RESPOSTA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Paulo Cezar Czerevaty, Maria Andreia Batista Blum

Resumo


Com base nas contribuições do Círculo de Bakhtin, este artigo tem por discutir como a reescrita de respostas dos alunos do Ensino Médio se constitui a partir do processo dialógico instaurado pelas revisões efetuadas pelo professor na versão inicial dos textos dos alunos. Analisam-se, portanto: a) as interlocuções dos alunos com a pergunta e o texto na produção da resposta inicial; b) as réplicas, sugestões, comentários, questionamentos do professor na etapa da revisão textual; c) as interlocuções dos alunos com os apontamentos do professor e com o seu próprio texto na reescrita das respostas. 

Palavras-chave


Dialogismo; Gênero Resposta; Reescrita.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.83698



Direitos autorais 2018 Cadernos do IL

 

Indexadores: 

      

 

 

 

E-ISSN 2236-6385 (versão eletrônica)

 

Contato: cadernosdoil@ufrgs.br

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Letras

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale

CEP 91501-970

Porto Alegre/RS, Brasil