GOLPE/IMPEACHMENT – UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A SIGNIFICAÇÃO DO MESMO

Autores

  • Mariana Jantsch de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul, Campus Gravataí). Pesquisadora membro do Laboratório de Estudos em Análise de Discurso (LEAD-UFPel).

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.83552

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Democracia, Golpe/Impeachment.

Resumo

Neste texto, analisamos, a partir da teoria do discurso de M. Pêcheux, o par Golpe/Impeachment considerado como uma das produções discursivas envolvidas no processo de rejeição e de destituição da presidenta Dilma Rousseff. O par em análise representa os saberes de duas Formações Discursivas antagônicas (FD1 e FD2). Nesse contexto, designam o mesmo acontecimento a partir de posições opostas e em embate. Cada um traz o interdiscurso de uma forma específica para o fio do discurso, promovendo movimentos discursivos diferentes, mas com o mesmo objetivo: legitimar os saberes da FD em que se inscrevem. Entendemos que as diferenças e as contradições que essas designações põem em movimento ajudam a compreender o funcionamento da ideologia materializada no discurso. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Jantsch de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul, Campus Gravataí). Pesquisadora membro do Laboratório de Estudos em Análise de Discurso (LEAD-UFPel).

Doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Membro do grupo de pesquisa LEAD - Laboratório de Estudos e Anpalise de Discurso. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul - Campus Gravataí).

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

SOUZA, M. J. de. GOLPE/IMPEACHMENT – UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A SIGNIFICAÇÃO DO MESMO. Cadernos do IL, [S. l.], n. 56, p. 257–272, 2018. DOI: 10.22456/2236-6385.83552. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83552. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos