ENSINO DA ESCRITA NA ESCOLA A PARTIR DE UM GÊNERO DE TEXTO

Autores

  • Cleide Inês Wittke Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Julia Fagundes Buchorn Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.83300

Palavras-chave:

Português, Escrita, Sequência Didática

Resumo

Este artigo objetiva mostrar as vantagens de trabalhar a língua via gêneros textuais (MARCUSCHI, 2010; SCHNEUWLY, DOLZ, 2010), buscando aperfeiçoar competências em leitura, oralidade e escrita. Esse ensino possibilita um procedimento metodológico como atividade social cotidiana e não como uma prática isolada de exercícios mecânicos. Com um aporte teórico interacionista sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; MACHADO, 2005; DOLZ, GAGNON, DECÂNDIO, 2010), apresentamos uma proposta de ensino de escrita da crônica, realizada em um oitavo ano, em uma escola do sul do país. A atividade foi efetuada por uma sequência didática produzida com base no modelo didático de gênero de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010). Embora o dispositivo didático seja simplificado e realizado em curto período de tempo, os resultados se mostraram bastante produtivos.

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Biografia do Autor

Cleide Inês Wittke, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas, no Centro de Letras e Comunicação.

Atua na Graduação e na Pós-graduação na área de texto e discurso e também de ensino.

Julia Fagundes Buchorn, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Graduanda no Curso de Licenciatura em Português/Inglês da UFPEL e bolsista PIBIC/CNPq

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Publicado

2018-11-22

Como Citar

WITTKE, C. I.; BUCHORN, J. F. ENSINO DA ESCRITA NA ESCOLA A PARTIR DE UM GÊNERO DE TEXTO. Cadernos do IL, [S. l.], n. 56, p. 287–302, 2018. DOI: 10.22456/2236-6385.83300. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83300. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos