FRASEOLOGIAS ESPECIALIZADAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL: UMA ANÁLISE BASEADA NA TEORIA COMUNICATIVA DA TERMINOLOGIA

Autores

  • Jacqueline Vaccaro Teer UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.83247

Palavras-chave:

Teoria Comunicativa da Terminologia, Fraseologia Especializada, Livros Didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira.

Resumo

Este trabalho analisa a fraseologia especializada apresentada na coleção Español Esencial, dirigida ao ensino de espanhol como língua estrangeira para alunos brasileiros. Para essa análise, nos baseamos nos pressupostos da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), pois é uma teoria que não parte do termo como objetivo de análise, e sim do texto. Consegue, sendo assim, dar conta do caráter essencialmente discursivo das Unidades Fraseológicas Especializadas (UFE). Outro ponto importante dessa teoria é que não só considera os aspectos linguísticos dos objetos de análise, como também os comunicativos e cognitivos. Como resultados, observamos que há UFE na coleção estudada e que elas, juntamente com os termos, contribuem para a representação e transmissão do conhecimento especializado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Vaccaro Teer, UFRGS

Doutoranda e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS.

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

TEER, J. V. FRASEOLOGIAS ESPECIALIZADAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL: UMA ANÁLISE BASEADA NA TEORIA COMUNICATIVA DA TERMINOLOGIA. Cadernos do IL, [S. l.], n. 56, p. 273–286, 2018. DOI: 10.22456/2236-6385.83247. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83247. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos