LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.83232Palavras-chave:
Letramento visual, Alfabetização, Ilustração, MultiletramentoResumo
Este trabalho pretende contribuir para o debate acerca do multiletramento, investigando o papel da ilustração na compreensão do texto pela criança. Fundamenta-se, além dos estudos do Rojo (2004; 2012), na teoria da aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982) entre outros estudos de leitura e letramento no Brasil. Os resultados encontrados mostraram que a ilustração exerce, inicialmente, papel essencial à compreensão leitora da criança e, gradativamente, torna-se cada vez mais acessória, enquanto a informação impressa ganha relevância. Para maior amplitude da compreensão do processamento visual nas crianças, é necessário investir-se em trabalhos cujos textos lidos tenham diferentes níveis de relevância da imagem. Propõem-se também sugestões para o trabalho com o letramento visual na escola, contribuindo para a formação multiletrada da criança.
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