LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO

Autores

  • Claudia Martins Moreira Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.83232

Palavras-chave:

Letramento visual, Alfabetização, Ilustração, Multiletramento

Resumo

Este trabalho pretende contribuir para o debate acerca do multiletramento, investigando o papel da ilustração na compreensão do texto pela criança. Fundamenta-se, além dos estudos do Rojo (2004; 2012), na teoria da aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982) entre outros estudos de leitura e letramento no Brasil. Os resultados encontrados mostraram que a ilustração exerce, inicialmente, papel essencial à compreensão leitora da criança e, gradativamente, torna-se cada vez mais acessória, enquanto a informação impressa ganha relevância. Para maior amplitude da compreensão do processamento visual nas crianças, é necessário investir-se em trabalhos cujos textos lidos tenham diferentes níveis de relevância da imagem. Propõem-se também sugestões para o trabalho com o letramento visual na escola, contribuindo para a formação multiletrada da criança.

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Biografia do Autor

Claudia Martins Moreira, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professora Titular de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

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Publicado

2018-11-22

Como Citar

MOREIRA, C. M. LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO. Cadernos do IL, [S. l.], n. 56, p. 176–196, 2018. DOI: 10.22456/2236-6385.83232. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83232. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos