“ARTES DO POSSÍVEL”: A POESIA FEMINISTA E TRANSFORMADORA DE ADRIENNE RICH

Autores

  • Ariane Ávila Neto de Farias Universidade Federal de Rio Grande
  • Mariane Pereira Rocha Universidade Federal de Pelotas
  • Ânderson Martins Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.83217

Palavras-chave:

Adrienne Rich, poesia, feminismo, mulheres

Resumo

O presente trabalho objetiva refletir acerca da poesia de Adrienne Rich, através da qual é possível perceber o entendimento de que a poesia é forma de ensinar; instrumento de quebra de diversos paradigmas. Tendo o trabalho poético tamanha força para mudança da realidade sociocultural, pelas mãos de mulheres, segundo a escritora, essa seria dispositivo para uma representação crítica dos longos anos de submissão do feminino. Serão analisados os poemas “An unsaid word” (1951) e “The trees” (1963) para mostrar que a poesia de Rich apresenta um feminino que transgride àqueles espaços e papéis que lhes foram reservados e, que se apresenta, a partir de suas mais variadas experiências, como um indivíduo em constante construção; um sujeito de múltiplas facetas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Ávila Neto de Farias, Universidade Federal de Rio Grande

Doutoranda em Letras, na área de História da Literatura da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pampa (2011) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (2017). Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Literatura, Poesia, Gênero, Literatura Brasileira Contemporânea.

Mariane Pereira Rocha, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Pelotas. Possui Especialização em Literatura Inglesa (2017). Realizou a Graduação (licenciatura) em Letras com habilitação em Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Pampa (2015). Suas áreas de interesse incluem: literatura, modernidade, contemporaneidade, fotografia e poesia.

Ânderson Martins Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Letras, na área Estudos Literários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Letras na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua principalmente nos seguintes temas: Utopia, Distopia, transumanidade, pós-modernidade e pós-humanidade.

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

DE FARIAS, A. Ávila N.; ROCHA, M. P.; PEREIRA, Ânderson M. “ARTES DO POSSÍVEL”: A POESIA FEMINISTA E TRANSFORMADORA DE ADRIENNE RICH. Cadernos do IL, [S. l.], n. 57, p. 180–193, 2018. DOI: 10.22456/2236-6385.83217. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83217. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários