A LEITURA DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL

Autores

  • Helena Maria Ferreira Universidade Federal de Lavras
  • Túlio Maranha Lourençoni UFLA/Departamento de Estudos da Linguagem

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.83207

Palavras-chave:

Textualidades, textualizações, multissemiose.

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar as sinalizações indicadas pela Gramática do Design Visual (GDV) para a leitura de textos multissemióticos. Para a consecução do estudo foi feita uma apresentação de conceitos considerados basilares para a compreensão do processo de leitura de textos multimodais. Além disso, foi realizada uma análise do vídeo “Love on The Brain”, com vistas a inventariar elementos não verbais que orientam a produção dos sentidos. Foi possível constatar que são vários os recursos/modos que indiciam sentidos nos textos multissemióticos, por essa razão, tais elementos devem ser considerados pelo leitor na ação leitora e, consequentemente, pelo professor no encaminhamento da prática pedagógica do ensino de língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Estudos da Linguagem - área Linguística Aplicada

Túlio Maranha Lourençoni, UFLA/Departamento de Estudos da Linguagem

Graduado em Letras/UFLA.

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Publicado

2018-11-22

Como Citar

FERREIRA, H. M.; LOURENÇONI, T. M. A LEITURA DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL. Cadernos do IL, [S. l.], n. 56, p. 102–117, 2018. DOI: 10.22456/2236-6385.83207. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83207. Acesso em: 24 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos