A HISTÓRIA, O PODER E OS DIÁLOGOS LITERÁRIOS EM TOMÁS ELOY MARTÍNEZ

Autores

  • Gabrieli Borges dos Santos Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.83139

Palavras-chave:

Foucault, Poder, Tomás Eloy Martínez

Resumo

Objetiva-se traçar algumas possibilidades de leitura acerca das obras do escritor argentino Tomás Eloy Martínez, sobretudo, considerando A mão do amo (2007), à luz de conceitos foucaultianos, especialmente, à noção de Poder e as alegorias ao seu redor. Para tanto, mapear-se-á os textos de Martínez, a partir de suas vinculações estético-ideológicas, articulando-os à linha teórica elaborada por Michel Foucault. As considerações a que se chegaram são de que, nas interseções que a contemporaneidade propiciou ao texto, as barreiras entre o estético, o histórico e suas imbricações já não são tão claras, o que permite ao escritor produzir seus textos na dialética entre a ficção e a sociedade, experimentando o rompimento das polarizações que “imperavam” (ou quase) até então.

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Biografia do Autor

Gabrieli Borges dos Santos, Unicentro

Professora colaboradora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Letras, junto à Universidade Estadual do Centro - Oeste/UNICENTRO. Mestre em Letras pela mesma instituição.

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Publicado

2018-11-22

Como Citar

SANTOS, G. B. dos. A HISTÓRIA, O PODER E OS DIÁLOGOS LITERÁRIOS EM TOMÁS ELOY MARTÍNEZ. Cadernos do IL, [S. l.], n. 57, p. 51–63, 2018. DOI: 10.22456/2236-6385.83139. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83139. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários