RESGATANDO A HISTÓRIA DO EXAME CELPE-BRAS: DESENVOLVIMENTO, DISPONIBILIZAÇÃO E ESTUDOS SOBRE O ACERVO DE PROVAS E DOCUMENTOS PÚBLICOS DO EXAME

Juliana Roquele Schoffen, Ellen Yurika Nagasawa, Gabrielle Rodrigues Sirianni, Machado Petry Bárbara

Resumo


O Exame Celpe-Bras, exame brasileiro que certifica a proficiência em Português como Língua Adicional, até 2014 não possuía um banco de dados que reunisse todos os seus documentos públicos e provas já aplicadas. O objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento do Acervo de Provas e Documentos Públicos do Exame Celpe-Bras e apresentar um panorama dos estudos realizados a partir dele. Os resultados sugerem que o acervo está possibilitando a professores e estudantes de diversas regiões do mundo conhecer, estudar e pesquisar sobre o exame. Acreditamos que o Acervo Celpe-Bras pode ser considerado um marco na história do exame, contribuindo com a promoção e difusão da língua portuguesa.


Palavras-chave


Exame Celpe-Bras; Acervo Celpe-Bras; Avaliação de proficiência; Português como Língua Adicional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.67890



Direitos autorais 2017 Cadernos do IL

 

Indexadores: 

      

 

 

 

E-ISSN 2236-6385 (versão eletrônica)

 

Contato: cadernosdoil@ufrgs.br

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Letras

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale

CEP 91501-970

Porto Alegre/RS, Brasil