NOVA RETÓRICA: UMA LEITURA ANALÍTICA DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA JAPONESA COMO LE

Renan Kenji Sales Hayashi

Resumo


O presente artigo busca questionar as práticas de ensino-aprendizagem de língua japonesa como língua estrangeira (JLE), em um contexto brasileiro de ensino, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos dos estudos de gêneros discursivos (BAKHTIN, 1992), na perspectiva da escola da Nova Retórica (BRONCKART, 2010). Para tanto, como mote de análise e discussão, lançamos nosso olhar sobre 02 (dois) materiais didáticos de ensino de JLE, largamente utilizados em centros de idiomas e universidades federais brasileiras, a fim de identificar de que maneira as propostas pedagógicas dos materiais contemplam ou não o aporte teórico-metodológico de gêneros do discurso e como isso se reflete nas práticas de ensino-aprendizagem de JLE que se desenvolvem baseados nesses materiais. 

Palavras-chave


Gêneros; Materiais Didáticos; Japonês.

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DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.67885



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E-ISSN 2236-6385 (versão eletrônica)

 

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