O PAPEL DA FREQUÊNCIA LEXICAL NA DESNASALIZAÇÃO DO DITONGO FINAL ÁTONO[ẽj̃ɲ] EM NÃO VERBOS NO PORTUGUÊS DO SUL DO BRASIL

Autores

  • Camila de Bona UFRGS
  • Luiz Carlos Schwindt UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67875

Palavras-chave:

frequência lexical, variação fonológica, redução da nasalidade.

Resumo

Neste artigo, discutimos o papel da frequência lexical em não verbos envolvidos no fenômeno de redução de nasalidade do ditongo final átono [ẽj̃ɲ] no português falado no sul do Brasil (ex. homem ~ homi; ontem ~ onti), a partir da reanálise estatística de dados de Schwindt e Bopp da Silva (2010). Neste texto, apresentamos um exercício comparativo entre a frequência dessas palavras na referida amostra e sua frequência em um corpus de referência abrangendo as diferentes variedades do português brasileiro. A análise evidenciou algum papel da frequência nos não verbos de modo geral. No que diz respeito aos nomes terminados em gem, contudo, não foi possível contradizer a hipótese presente na literatura que prevê papel para o contexto fonológico precedente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila de Bona, UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

Coautor do trabalho: Luiz Carlos Schwindt

Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutor em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Luiz Carlos Schwindt, UFRGS

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutor em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2017-10-23

Como Citar

DE BONA, C.; SCHWINDT, L. C. O PAPEL DA FREQUÊNCIA LEXICAL NA DESNASALIZAÇÃO DO DITONGO FINAL ÁTONO[ẽj̃ɲ] EM NÃO VERBOS NO PORTUGUÊS DO SUL DO BRASIL. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 54, p. 027–046, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67875. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67875. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários