HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Patrícia da Silva Campelo Costa Barcellos
  • Mariana Backes Nunes

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67866

Resumo

Este trabalho investiga como podem ocorrer processos de leitura e produção escrita colaborativa de textos em língua estrangeira, em contexto acadêmico, através de tecnologias digitais. Seguindo os estudos de Lévy (2007) e Gomes (2010) relativos a hipertextos, foi organizada uma geração de dados junto a alunos de graduação em Letras com nível intermediário de inglês. As tarefas consistiam na leitura e análise de hipertextos multimodais acadêmicos disponíveis na web na forma de apresentações gráficas, produção de novos hipertextos e análise desses materiais produzidos pelos colegas participantes da pesquisa. Observou-se que os graduandos conseguiram explorar o ambiente digital e o leque de possibilidades que o hipertexto proporciona, enquanto utilizavam a língua estrangeira para mediar suas interações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-23

Como Citar

BARCELLOS, P. da S. C. C.; NUNES, M. B. HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 54, p. 012–026, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67866. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67866. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários