Os dois lados da mesa eleitoral: evidências de sentido sobre o cidadão democrático

Autores

  • Raquel Alquatti UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67857

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Democracia, Sujeito, Cidadão

Resumo

O presente artigo trata da temática da democracia junto ao dispositivo teórico analítico da Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux. Busco pensar as evidências de sentido sobre o cidadão democrático, produzidas pela ideologia dominante. Para isso, foi realizado um recorte de trechos do livro O dia de um escrutinador do escritor italiano Ítalo Calvino. Neste conto, Amerigo Ormea narra seu dia como integrante da mesa eleitoral em uma instituição católica de asilo a sujeitos nas mais diversas condições. Neste espaço, o traço que separa os dois lados da mesa eleitoral estabelece também o ponto da falha do ritual, onde o impossível democrático se apresenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Alquatti, UFRGS

Bacharelado em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul concluído em 2015. Atuou durante sete semestres como Bolsista de Iniciação Científica da pesquisa Artesanato e Turismo: saberes e trocas simbólicas, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é mestranda do PPGLET/UFRGS em Teorias do Texto e do Discurso, onde é bolsista do CNPq. Trabalha com Análise do Discurso sob orientação da professora Maria Cristina Leandro Ferreira.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

ALQUATTI, R. Os dois lados da mesa eleitoral: evidências de sentido sobre o cidadão democrático. Cadernos do IL, [S. l.], n. 52, p. 029–046, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67857. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67857. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários