SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.67831Palavras-chave:
Gramática, gêneros textuais, sequência didática.Resumo
Ensinar ou não gramática no contexto escolar tem sido uma das questões debatidas por muitos estudiosos e pesquisadores que se debruçam em compreender o processo de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho objetiva propor uma discussão entre o ensino de gramática e o trabalho com os gêneros textuais, apresentar a importância do uso da ferramenta metodológica Sequência Didática na efetivação das capacidades de linguagem e, por fim, evidenciar a adaptação das propostas no âmbito do ensino e na construção dos saberes discentes. Para isso, utiliza-se das reflexões de Travaglia (2009), Antunes (2014), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), Possenti (2014), entre outros que enriquecem as discussões apresentadas nesta produção, espera-se que as ponderações contribuam no ensino da língua.
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