SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS

Ivan Vale de Sousa

Resumo


Ensinar ou não gramática no contexto escolar tem sido uma das questões debatidas por muitos estudiosos e pesquisadores que se debruçam em compreender o processo de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho objetiva propor uma discussão entre o ensino de gramática e o trabalho com os gêneros textuais, apresentar a importância do uso da ferramenta metodológica Sequência Didática na efetivação das capacidades de linguagem e, por fim, evidenciar a adaptação das propostas no âmbito do ensino e na construção dos saberes discentes. Para isso, utiliza-se das reflexões de Travaglia (2009), Antunes (2014), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), Possenti (2014), entre outros que enriquecem as discussões apresentadas nesta produção, espera-se que as ponderações contribuam no ensino da língua.


Palavras-chave


Gramática; gêneros textuais; sequência didática.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.67831



Direitos autorais 2017 Cadernos do IL

 

Indexadores: 

      

 

 

 

E-ISSN 2236-6385 (versão eletrônica)

 

Contato: cadernosdoil@ufrgs.br

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Letras

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale

CEP 91501-970

Porto Alegre/RS, Brasil