UMA REFLEXÃO BAKHTINIANA SOBRE A PALAVRA E SEUS SENTIDOS: SIGNO IDEOLÓGICO, SIGNIFICAÇÃO E TEMA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA

Autores

  • Carolina Gonçalves da Silva Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências e Letras FclAr (Araraquara/SP)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67802

Palavras-chave:

signo ideológico, significação e tema, Análise Dialógica do Discurso, Círculo de Bakhtin, Medviédev e Volochínov

Resumo

Este artigo sugere que as noções de signo ideológico, de significação e de tema, tal como são compreendidas pelo Círculo de Bakhtin, Medviédev e Volochínov, sejam mobilizadas como categorias de entrada em corpora analisados numa perspectiva dialógica do discurso. Para isso, analisa o signo verbal “maconha” a partir de sua significação dicionarizada e de seus temas enunciados na imprensa brasileira, nas duas últimas décadas. Esta proposta de abordagem dialógica do signo parte da significação em busca de outros temas potenciais, resgatados por meio do cotejamento de textos, e tem como objetivo uma compreensão mais profunda da palavra e de suas contradições ideológicas constitutivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Gonçalves da Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências e Letras FclAr (Araraquara/SP)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara. Graduada em Letras pela mesma instituição. Bolsista CAPES

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

DA SILVA, C. G. UMA REFLEXÃO BAKHTINIANA SOBRE A PALAVRA E SEUS SENTIDOS: SIGNO IDEOLÓGICO, SIGNIFICAÇÃO E TEMA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA. Cadernos do IL, [S. l.], n. 52, p. 440–460, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67802. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67802. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários