REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.67706Palavras-chave:
Representações culturais, Identidade, Análise de Discurso, Livro didático.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar representações de identidade e cultura dos povos do campo, entrevistas em uma coleção de livros didáticos para estudantes do ensino fundamental de escolas rurais, selecionada pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Campo - 2013. Para a análise, nos apoiamos na abordagem da Análise de Discurso (AD), que estuda a relação constitutiva entre o discurso e a sua exterioridade, e na perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais, segundo a qual as identidades culturais são construídas pela linguagem e por sistemas de representação. Na análise empreendida, observou-se o predomínio de uma visão essencialista de identidade e cultura, que silencia a diversidade cultural dos povos do campo e fixa diferenças entre eles e os povos urbanos.
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