Proposta de avaliação de nivelamento para os cursos de Português Língua Adicional na UNILA

Autores

  • Laura Márcia Luiza Ferreira UNILA CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67480

Palavras-chave:

avaliação, ensino de línguas, PLA

Resumo

No presente artigo discutimos o processo de elaboração dos instrumentos de avaliação que compõem a prova de nivelamento em Português Língua Adicional do primeiro semestre de 2015. Inicialmente, relacionamos as diretrizes gerais institucionais para o ensino de línguas com uma proposta de avaliação de nivelamento. Ao final, fundamentamos as escolhas metodológicas que subjazem os instrumentos do exame a partir da perspectiva da avaliação alternativa  (SCARINO, 2013) e da relevância dos testes (BACHMAN; PALMER, 1996).  Espera-se que o estudo contribua para a discussão sobre o processo de elaboração de exames de nivelamento, especialmente de português como língua adicional em contextos universitários.

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

FERREIRA, L. M. L. Proposta de avaliação de nivelamento para os cursos de Português Língua Adicional na UNILA. Cadernos do IL, [S. l.], n. 52, p. 130–161, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67480. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67480. Acesso em: 16 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários