PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA LINGUÍSTICA COGNITIVA E DA ANÁLISE COGNITIVA-SOCIAL DO DISCURSO: ALGUM ENCONTRO?

Autores

  • Suelen Martins Professora do Colégio Arnaldo - unidade Funcionários. Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ), mestre em Estudos de Linguagem pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e graduada em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67316

Palavras-chave:

cognição, cognição social, Linguística Cognitiva, Análise Cognitiva-Social do Discurso.

Resumo

RESUMO: A discussão sobre o que é a linguagem e o que é a cognição tem sido muito cara ultimamente, já que esses conceitos podem ser avaliados a partir de diferentes vieses epistemológicos. Assim refletimos sobre os postulados teóricos adotados sobre a linguagem e a cognição no bojo da Linguística Cognitiva e da Análise Cognitiva-Social do Discurso. O arcabouço teórico é composto por textos que tratam da noção de cognição e de cognição social. A partir da seguinte investigação, consideramos que, apesar de aparentemente essas bases epistemológicas serem divergentes, vê-se que a Linguística Cognitiva e a Análise do Discurso sob a perspectiva da Cognição social valorizam a análise de textos autênticos e a perspectiva da língua em uso.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suelen Martins, Professora do Colégio Arnaldo - unidade Funcionários. Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ), mestre em Estudos de Linguagem pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e graduada em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)

Estudos Linguísticos da UFMG.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

MARTINS, S. PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA LINGUÍSTICA COGNITIVA E DA ANÁLISE COGNITIVA-SOCIAL DO DISCURSO: ALGUM ENCONTRO?. Cadernos do IL, [S. l.], n. 52, p. 270–284, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67316. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67316. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários