A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS

Autores

  • Juliana Reichert Assunção Tonelli UEL
  • Lívia de Souza Pádua

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67124

Palavras-chave:

sequência didática, avaliação, ensino de língua inglesa para crianças

Resumo

O dispositivo sequência didática (SD) preconiza o ensino de línguas por meio de atividades escolares, organizadas em torno de um gênero textual oral e/ou escrito. Dentre suas finalidades, uma SD permite uma avaliação de tipo formativa, assentada em critérios concretamente definidos, permitindo ao professor desfazer-se de julgamentos subjetivos. Esta pesquisa investigou até que ponto o dispositivo SD pode ser utilizado como instrumento de avaliação da aprendizagem de língua inglesa em crianças. Para a geração de dados, foi desenvolvida e aplicada uma SD em uma turma de quinto ano do ensino fundamental. Os dados apontam que avaliar por meio da SD diversifica os percursos do ensino-aprendizagem e pode, então, ser um instrumento que beneficia a diversidade individual e contribui com a avaliação contínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Reichert Assunção Tonelli, UEL

Docente no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas na Universidade Estadual de Londrina e no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem na mesma Universidade, doutora pela Universidade Estadual de Londrina.

Lívia de Souza Pádua

Tutora interativa na Universidade Norte do Paraná, mestre pela Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

TONELLI, J. R. A.; PÁDUA, L. de S. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS. Cadernos do IL, [S. l.], n. 52, p. 508–530, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67124. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67124. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários