A CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NA ADJETIVAÇÃO DE DILMA ROUSSEFF EM VEJA ON LINE
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.66830Resumo
Com base na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, analisamos a adjetivação como estratégia discursiva para a criação de uma imagem estereotipada para Dilma Rousseff pela revista Veja (online). Este artigo, que se situa no campo de investigação da linguagem no domínio discursivo jornalístico, analisa o uso do adjetivo em 15 artigos de opinião da revista Veja, no ano de 2014, em período anterior ao da eleição presidencial. O estudo dos adjetivos nesse corpus busca compreender como as escolhas lexicais, extraídas do sentido de língua e submetidas ao sentido de discurso, podem ser usadas pelos meios de comunicação na criação de imagens estereotipadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.