TECENDO HISTÓRIAS: A CONDIÇÃO SOCIAL MODERNA EM “A MOÇA TECELÔ

Autores

  • Ana Paula Cabrera UFSM- Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.57169

Palavras-chave:

Ficção infanto-juvenil, Marina Colasanti, dominação masculina.

Resumo

A proposta deste artigo é analisar o conto “A moça tecelã”, de Marina Colasanti, relacionando-o com os conceitos de dominação masculina e violência simbólica, propostos por Pierre Bourdieu. Por fim, observar-se-á as relações da submissão feminina e autossuficiência tal como representadas pela autora na diegese da narrativa. Para tanto, mobilizar-se-á como referencial crítico, ademais das discussões de Pierre Bourdieu, as discussões propostas por Elódia Xavier, Roland Barthes e Zygmunt Bauman.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Cabrera, UFSM- Universidade Federal de Santa Maria

Ana Paula Cabrera

UFSM-Universidade Federal de Santa Maria-Programa de Pós Graduação em Letras

Atualmente cursando Mestrado em Letras, pelo Programa de Pós Graduação em Letras PPGL na UFSM.Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1996). Experiência na área de Estudos Literários, linha de pesquisa em Literatura , Comparativismo e Crítica Social , com ênfase em Literaturas Clássicas. Pesquisadora do projeto de pesquisa de Estudos literários Tragédia Grega. Participante do projeto de pesquisa de ensino da Língua Espanhola em EAD para deficientes visuais. Atualmente estuda William Blake os Livro de Thel e Visões das filhas de Albion, profundando seus conhecimentos no contexto histórico e cultural do Romantismo sob a orientação do Prof. Dr. Enéias Tavares.

Downloads

Publicado

2016-01-07

Como Citar

CABRERA, A. P. TECENDO HISTÓRIAS: A CONDIÇÃO SOCIAL MODERNA EM “A MOÇA TECELÔ. Cadernos do IL, [S. l.], n. 51, p. 221–233, 2016. DOI: 10.22456/2236-6385.57169. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/57169. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários