WILD CAT FALLING E O FENÔMENO DO DREAMTIME NA LITERATURA AUSTRALIANA ABORÍGENE

Autores

  • Beatriz Marucci Universidade Federal de Mato Grosso
  • Divanize Carbonieri Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.57151

Palavras-chave:

Austrália, literatura aborígene, Mudrooroo, Dreamtime.

Resumo

Em Wild cat falling (1965), o autor aborígene australiano Mudrooroo representa um membro de seu grupo étnico no papel de protagonista pela primeira vez na literatura de seu país. O aspecto político de seu procedimento não se relaciona apenas a essa inclusão, mas também surge na inserção do universo simbólico aborígene na narrativa, exemplificado no fenômeno do Dreamtime, que transforma a experiência do personagem principal. O objetivo deste trabalho é analisar o modo como o Dreamtime é inserido em Wild cat falling, após apresentar brevemente sua importância na sociedade tradicional aborígene e os modos como foi traduzido ou entendido pelos estudiosos ocidentais. Também são investigados o caráter pós-colonial da coletividade australiana contemporânea e o processo de desenvolvimento da literatura aborígene escrita na Austrália.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Marucci, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestra em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do grupo de pesquisa LAALID – Literaturas Africanas e Afrodescendentes de Língua Inglesa na Diáspora.

Divanize Carbonieri, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professora-adjunta do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do grupo de pesquisa LAALID – Literaturas Africanas e Afrodescendentes de Língua Inglesa na Diáspora.

Downloads

Publicado

2016-01-18

Como Citar

MARUCCI, B.; CARBONIERI, D. WILD CAT FALLING E O FENÔMENO DO DREAMTIME NA LITERATURA AUSTRALIANA ABORÍGENE. Cadernos do IL, [S. l.], n. 51, p. 234–250, 2016. DOI: 10.22456/2236-6385.57151. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/57151. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários