REPRESENTAÇÕES CRISTÃS E PAGÃS EM NOVELAS DE CAVALARIA DO CICLO BRETÃO OU ARTURIANO

Autores

  • Eloísa Porto Corrêa UERJ - Professora Adjunta, Subchefe do DEL-FFP; UERJ - Pós-Doutorado; UFRJ - Doutorado;

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.56604

Palavras-chave:

Novela de Cavalaria, Ciclo Bretão, Idade Média, Representações Culturais.

Resumo

Este artigo estuda algumas representações culturais cristãs e pagãs nas novelas de cavalaria do Ciclo Bretão ou Arturiano, com base no diálogo entre a literatura e a História da cultura medieval. Para isso, usaremos os estudos de Duby (1989), Lourenço (1988, 1999), Lapa (1970) e Antônio Saraiva (1989, 1990). O confronto crítico entre os estudos histórico-culturais e as novelas que compõem o corpus desse artigo: Tristão e Isolda, A Demanda do Santo Graal e Amadis de Gaula,  far-se-á com o suporte da fortuna crítica sobre as narrativas de cavalaria, que conta com nomes como Maleval (2004, 2000 e 1995), Maria Elizabeth de Vasconcellos (1995a), Carolina Michaelis de Vasconcellos (1995b) e Zumthor (1995). Com isso, pretendemos contribuir para uma mais ampla compreensão das novelas medievais, território ainda pouco conhecido, hesitante e fecundo da literatura, segundo Duby (1989, p. 7).  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloísa Porto Corrêa, UERJ - Professora Adjunta, Subchefe do DEL-FFP; UERJ - Pós-Doutorado; UFRJ - Doutorado;

Professora Adjunta da UERJ, Subchefe do DEL-FFP.

Downloads

Publicado

2016-01-04

Como Citar

CORRÊA, E. P. REPRESENTAÇÕES CRISTÃS E PAGÃS EM NOVELAS DE CAVALARIA DO CICLO BRETÃO OU ARTURIANO. Cadernos do IL, [S. l.], n. 51, p. 019–036, 2016. DOI: 10.22456/2236-6385.56604. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/56604. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários